Jogos de Voz

O Desenvolvimento de jogos computacionais para exercícios de aprimoramento da coordenação fonoarticulatória, em especial para crianças e adolescentes com deficiência auditiva, é o principal objetivo deste trabalho. Os jogos visam proporcionar um ambiente lúdico no qual o deficiente auditivo possa sentir o prazer no exercício exploratório de suas potencialidades, durante a realização da necessária prática que permitirá a coordenação fonoarticulatória.

Esta prática é fundamental para a obtenção do aprimoramento do controle tátil-cinestésico e da destreza necessária para a realização dos diferentes sons com mínimo esforço articulatório

Esse trabalho tem como objetivo ampliar e aprimorar um sistema anterior (sistema base), desenvolvido para auxílio ao aprimoramento da voz de deficientes auditivos. Este sistema anterior, desenvolvido entre 1994 e 1996, resultou de um trabalho conjunto realizado por professores e alunos da Universidade Federal do Pará e do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará, com apoio do Instituto Felipe Smalldone.

O protótipo anterior foi desenvolvido na forma de jogos de computador, operando sobre o sistema operacional DOS, utilizando algoritmos desenvolvidos para codificação e transmissão de voz, e parâmetros obtidos para outras línguas.

O desenvolvimento do protótipo base foi limitado devido à falta de pesquisas sobre a aplicabilidade dos jogos, a indefinição quanto aos tipos e formatos mais necessários e adequados dos jogos para crianças e adolescentes, além da falta de parâmetros que definissem e caracterizassem a voz de crianças e adolescentes, em especial na língua portuguesa.

A atualização do sistema base, com o desenvolvimento de algoritmos mais apropriados e precisos para a caracterização da voz de crianças e adolescentes, sua adequação aos sons da língua portuguesa e a ampliação do sistema com novas aplicações são alguns dos objetivos desse trabalho.

O caracter multidisciplinar do trabalho exigiu uma interação constante com fonoaudiólogos, para avaliar a aplicabilidade e limitações do protótipo base, com o intuito de determinar quais modificações precisavam ser realizadas e como deveria ser o novo sistema.

A receptividade e disponibilidade de pesquisadores do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Gabriel Porto" da Universidade Estadual de Campinas (CEPRE/UNICAMP) e do curso de Distúrbios da Comunicação Humana: Campo Fonoaudiológico da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), possibilitou a instalação do protótipo base nessas instituições para pesquisa de sua aplicabilidade, viabilidade e implicações no aprimoramento do controle da voz dos deficientes auditivos. A interação com esses grupos de pesquisa proporcionou informações essenciais ao desenvolvimento e aprimoramento de um novo sistema denominado Jogos de Voz. Este sistema foi desenvolvido por Antônio Marcos de Lima Araújo, como tema de seu trabalho de Doutorado, e se encontra disponibilizado abaixo para download.


Apoio: CNPq e Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará / CEFETPa

Concepção dos jogos, Algoritmos e Modelamento matemático: Antônio Marcos de Lima Araújo

Codificação e Animação: Carlos Marcel Goto

Figuras: Marcuns Leandro da Silva Araújo

Orientação: Prof. Dr. Fábio Violaro

Referência: Araújo, A.M.L., Jogos Computacionais Fonoarticulatórios para Crianças com Deficiência Auditiva, Tese de Doutorado, DECOM/FEEC/UNICAMP 2000.

 

COPIE OS JOGOS

ESTES JOGOS NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS.

CLIQUE NA FIGURA ACIMA PARA INICIAR A CÓPIA DOS JOGOS DE VOZ.

Download do Manual